Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Belo Horizonte tem mais de 4.000 casos confirmados de dengue



Eugênio Moraes/Hoje em Dia
Dengue - Eugênio Moraes - Hoje em Dia
Agentes da prefeitura combatem focos de mosquito da dengue no Morro do Papagaio
O número de casos de dengue em Belo Horizonte  quase dobrou em apenas sete dias. Até esta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) confirmou 4.214 casos da doença. No balanço divulgado na semana passada, 2.456 pessoas já tinham contraído dengue na capital. Já em relação ao ano de 2012, os casos da doença subiram 720%
Segundo dados do boletim da SMSA, o registro pode ser ainda maior. Há pelo menos 8.644 casos suspeitos de dengue ainda em análise e, se confirmados, podem triplicar o número de pessoas infectadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
 
Dos mais de 4.000 casos confirmados em Belo Horizonte, 60% são referentes ao vírus DEN 4, cujo primeiro caso registrado no Brasil foi no ano passado. Ainda conforme a SMSA, o aumento alarmante da doença é porque a população não tem imunidade contra a quarta forma do vírus.
 
As regiões Norte, Noroeste e Pampulha apresentam o maior número de casos da doença, com 785, 728 e 581 respectivamente. Por isso, a Prefeitura de Belo Horizonte está intensificando as ações de combate ao mosquito e ampliando o atendimento médicos nas unidades de saúde dos bairros. 
 
Mutirões
 
Para conter o avanço da doença em Belo Horizonte, a prefeitura está realizando mutirões de limpeza em várias áreas da capital mineira. Nesta quinta-feira (21), as ações acontecerão nas áreas de abrangência dos centros de saúde Cícero Idelfonso, na região Oeste e Céu Azul e Lagoa, em Venda Nova. Na segunda-feira (25), o mutirão será no centro de saúde Novo Aarão Reis, na região Norte. Só este ano já foram realizados 47 mutirões de limpeza nas nove regionais da capital e mais de 157 toneladas de materiais e 2.275 pneus recolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário