Rio -  O Vaticano divulgou nesta terça-feira a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, e será recebido no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim pela presidenta Dilma Rousseff e outras autoridades.
Entre os pontos que serão visitados pelo Santo Padre estão a comunidade de Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, o Hospital São Francisco de Assis e o Theatro Municipal. Vários deste locais foram divulgados na edição desta terça-feira de O DIA.
Cardeal argentino Jorge Bergoglio é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja | Foto: EFE
Papa vem ao Rio em julho | Foto: EFE
Papa Francisco deixará o aeroporto no papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas. Na quarta-feira, o Papa deixará o Rio de Janeiro e irá de helicóptero até Aparecida, em São Paulo, onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará a Santa Missa.
No mesmo dia, o pontífice retorna ao Rio para visita ao Hospital São Francisco de Assis. A unidade, dirigida pela Associação homônima, dedica-se seja à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, seja na assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa.
No início da noite, Papa Francisco retornará ao Sumaré onde irá jantar de forma privada e pernoitará. Na quinta-feira, dia 25, será celebrada a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré, no início da manhã. Às 9h, o Santo Padre deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do prefeito Paes as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Por volta das 10h, a comitiva seguirá para a comunidade da Varginha, em Manguinhos, para uma visita. Ele encontrará alguns membros da comunidade paroquial na pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano. Na Paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade.
O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 metros) visitará a casa de uma família da Comunidade. Ali, o Papa fará um discurso.
Papa Francisco beija criança e acena para milhares de fieis na praça São Pedro | Foto: EFE
Papa Francisco beija criança na praça São Pedro | Foto: EFE
Na parte da tarde, o pontífice segue para a Praia de Copacabana, na Zona Sul, onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens.
Na sexta-feira, após Santa Missa em privado na Residência do Sumaré, Papa Francisco irá se deslocar em automóvel até à Quinta da Boa Vista onde confessará cinco jovens provenientes dos cinco continentes. Após as confissões, a comitiva vai ao Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, o qual acolhe o Santo Padre na entrada principal.
Encontro com 12 jovens de várias nacionalidades
Haverá um encontro reservado com cinco jovens detentos. Em seguida, o Santo Padre e o Arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a capela onde encontrará as irmãs que trabalham na residência.
Ao meio-dia, o pontífice rezará a oração do Angelus do balcão do Palácio. Em seguida, encontrará os 20 membros do Comitê Organizador e os 10 grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Não estão previstos discursos.
No Salão redondo no primeiro andar do Arcebispado, o Papa almoçará com Dom Orani e com 12 jovens de várias nacionalidades: um jovem e uma moça de cada um dos continentes mais um jovem e uma moça de nacionalidade brasileira.
No final da tarde, às 17h a comitiva retorna à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: o Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração.
Papa Francisco durante uma audiência com o corpo diplomático da Santa Sé, no Vaticano | Foto: EFE
Papa Francisco visitará favela em Manguinhos | Foto: EFE
No sábado de manhã, dia 27, Papa Francisco irá à Catedral da cidade e celebrará a Santa Missa, às 9h, com os bispos da JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas. Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará a classe dirigente do Brasil; presentes políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa fará um discurso.
Na conclusão, o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal. No início da noite, por volta das 18h15 o Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens.
Despedida no aeroporto
O encontro com os jovens terá lugar em uma área campestre denominada Campus Fidei, preparada para a ocasião pelas autoridades locais, e que pode conter mais de dois milhões de pessoas. O encontro será na forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Santo Padre; respostas e discurso do Santo Padre; orações e cantos; troca de presentes e benção.
Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte. No domingo, dia 28, Papa Franisco às 8h20 deixará novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio.
Às 18h30, será realizada a cerimônia de despedida no aeroporto Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela presidenta Dilma Rousseff. O pontífice se despedirá nas escadas do avião. A partida para Roma está prevista para às 19h, e a chegada a Roma, 11h30 da manhã, hora italiana.